Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Qual a Igreja de sua preferencia?
Catolica
Assembleia de Deus seta
AD madureira
AD missão
AD Restaurai
Adventista
Congregação Cristã
Igreja batista
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (39 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...



Get the Flash Player to see this player.


Casa de Tábua promete ser a cidade onde todos podem prosperar.


QUEM SOMOS
QUEM SOMOS


Nossa ciddaeSanta Maria das Barreiras

Casa de Tabua é um distrito do município de Santa Maria das Barreiras. Um lugar de gente amiga,tranqüilo pra se morar e onde o trabalho é a rotina maior das pessoas. Além disso temos um excelente prefeito, José Barbosa de Faria- o Mussum e Raimundo Nonato da Silva- o Capivara, que é o vice prefeito. Aqui funcionam As empresas floresteca, laticínios, fazendas, charcaras, sítios, comerciantes, funcionários públicos e muita gente boa. Há também um grande números de evangélicos, católicos e espíritas.

O município de santa Maria das Barreiras foi criado a partir da efetivação da Lei nº 5.451, de 10 de maio de 1988, com área desmembrada de Santana do Araguaia e instalado em 1º de janeiro de 1889. Por não possuir legislação específica, era regido pelas leis e atos de Santana do Araguaia.

A emancipação municipal de Santa Maria das Barreiras decorreu de uma série de acontecimentos envolvendo esta região que, originalmente, constituiu o município de Conceição do Araguaia, estando, portanto, suas origens relacionadas com a história desse município.

Segundo Theodoro Braga, em 1897 Frei Gil de Vila Nova, da Ordem dos Dominicanos, fundou um arraial, elevado à categoria de Freguesia: Nossa Senhora da Conceição do Araguaia, em 14 de abril de 1906 e, Vila de Conceição, pela Lei nº 1.091, de 3 de novembro de 1909, que criou o município.

Em 1930, o município foi extinto, situação que permaneceu até 1935, pois, pela Lei nº 8, aparece, novamente, como município. Nos quadros da divisão territorial de 1935 e 1936, surge Santa Maria das Barreiras como distrito de Conceição do Araguaia e, assim, permaneceu até 1961, com a criação de Santana do Araguaia, por meio da Lei nº 2.460, de 20 de dezembro, constituindo-se de dois distritos subtraídos da área de Conceição do Araguaia.

O distrito-sede de Santana do Araguaia era a nova denominação de Santa Maria das Barreiras, anteriormente distrito de Conceição do Araguaia e permaneceu como cidade até 1980, ocasião em que foi atingida por uma enchente do rio Araguaia.

Segundo depoimento das autoridades atuais, a prefeitura, por ato administrativo, mudou-se para Campo Alegre, que passou a ser a sede do município. Em 1984, devido à Lei nº 5.171, Campo Alegre passa à condição de distrito sede do Município de Santana do Araguaia com a denominação de Santana do Araguaia. Por sua vez, o ex-distrito sede volta a denominar-se Santa Maria das Barreiras.

Santa Maria das Barreiras passou a enfrentar enchentes, mas nos últimos anos esse problema foi amenizado.
PREFEITOS ELEITOS DESDE A EMACIPAÇÃO 1988
1988-1992= JOÃO IRINEU DA LUZ
1993-1996= JOSÉ MESSIAS DE ALMEIDA
1997-2004= ADINEI CAMPOS RODRIGUES
2005-2012= ODARCI DAL SANTO
2013-2016= JOSÉ BARBOSA DE FARIA "MUSSUM"